quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Terrazul capacita professores e jovens


A Juventude Terrazul promoveu nos dia 10 e 12 de novembro, no Hotel Amurama, a oficina “Como construir COM-VIDAS”. Integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ), a Juventude repassou sua metodologia de construção das COM-VIDAS para professores e alunos da rede pública.

O objetivo da oficina é fazer com que os professores possam ampliar as discussões sobre meio ambiente nas escolas. Durante o encontro, os facilitadores colocaram em prática algumas dinâmicas e oficinas utilizadas para a construção das COM-VIDAS e ressaltaram a importância da Agenda 21 Escolar. Segundo Lucas Oliveira, integrante do Coletivo Jovem, o evento permitiu a Juventude Terrazul expor as experiências adquiridas em projetos como o Tecendo Redes, que trabalha na formação de 20 COM-VIDAS em escolas de Fortaleza e Guaramiranga.

As COM-VIDAS baseiam-se na participação de alunos, professores, gestão escolar, funcionários e comunidade para a construção de um programa de melhorias ambientais. Surgiram a partir de 2003, ao longo do processo da I Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CIJMA). Jovens delegados escreveram uma carta destinada aos governantes, pedindo a criação da Agenda 21 nas escolas como espaços de participação em defesa do meio ambiente. A COM-VIDA foi uma resposta a esse pedido.


Isabelle Rodrigues

Nenhum comentário: