quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mudanças Climáticas

A Associação Alternativa Terrazul esta desenvolvendo um trabalho que pretende fornecer informações e projeções climáticas de forma a serem divulgadas e disponibilizadas pelos grupos de pesquisa climática e aplicada. Além disto, o projeto pretende construir uma rede de pesquisadores, na procura de uma permanente cooperação entre os produtos da pesquisa científica e o processo de formulação e tomada de decisões.

A Terrazul ainda não tem data definida para o lançamento do projeto, mas pretende desenvolver pesquisas relacionadas ao tema da mudança climática, incluindo estudos observacionais para caracterizar o clima do presente e sua variabilidade em longo prazo, assim como estudos de projeções de cenários climáticos futuros para caracterizar o clima no que resta do Século XXI para vários cenários de emissões de gases de efeito estufa.

Entre os membros da associação há pesquisadores que trabalham nas áreas de mudanças de clima, análises de vulnerabilidade, estudos de impactos, e futuras colaborações incluem interações com instituições do Governo Federal como EMBRAPA, INMET, FIOCRUZ, ANA, ANEEL, ONS entre outras.

A combustão do petróleo, gás e carvão provoca emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento do planeta. A proporção de CO2 na atmosfera passou de 280 partes por milhão (ppm) a 360 ppm em 150 anos. Os especialistas falam de uma concentração entre 500 e mil ppm para 2.100, o que se traduz por um aumento da temperatura média entre 1,5 e 5,8 graus, segundo os estudos.


Camila Ribeiro

Nenhum comentário: